Namorada de Belo é afastada de escola de samba após denúncia de racismo

A Unidos de Vila Isabel anunciou, nesta segunda-feira (8), o afastamento de Rayane Figliuzzi do quadro de musas da escola para o carnaval de 2026. A agremiação informou que a decisão foi tomada devido à impossibilidade dela cumprir as agendas e compromissos exigidos pelo cargo.
A escola também mencionou “recentes acontecimentos”, referindo-se a uma denúncia de racismo envolvendo duas integrantes da equipe da influencer. O caso foi registrado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) do Rio de Janeiro e encaminhado à Polícia Civil de São Paulo.
Segundo a denúncia, uma secretária pessoal de Rayane chamou de “macaca” a assessora de imprensa Juliana Palmer, durante um jantar. Ela relatou que um copo de bebida foi jogado nela e precisou de atendimento médico após o episódio. O cantor Belo, namorado da ex-musa, prestou solidariedade a Juliana durante o ocorrido.
A influenciadora, que estava ausente na mesa durante o incidente, ainda não se pronunciou sobre o caso. A Vila Isabel, por meio de sua nota oficial, reafirmou seu compromisso com os valores de respeito e inclusão, repudiando qualquer forma de discriminação. “Preconceito é burrice; quem o pratica deixa de ser humano para se tornar uma coisa sem valor”, afirmou o presidente da escola, Luiz Guimarães.
