“Não dou conta”: médica relata os últimos minutos de Preta Gil

A médica Roberta Saretta, que acompanhou Preta Gil ao longo de dois anos e meio de tratamento contra o câncer, relatou os últimos momentos da cantora antes de sua morte, ocorrida em 2 de agosto, ao jornal O Globo. A artista estava nos Estados Unidos para participar de um protocolo experimental, após a doença se espalhar para outros órgãos.
A cantora tentou voltar ao Brasil em um voo com UTI aérea, mas não resistiu. “Preta, você dá conta de viajar? Segura mais um pouco?”, perguntou Roberta. A resposta: “Não dou conta”. Ela faleceu minutos depois, já no hospital.
A relação entre Roberta e Preta começou em 2023, após um sangramento intestinal que revelou o diagnóstico do câncer. A médica contou que armou uma “arapuca” com a ajuda de Gil e Flora Gil para levar a artista ao Hospital Sírio-Libanês, onde poderia ser examinada com mais atenção.
Segundo Roberta, o quarto de Preta era sempre animado, cheio de amigos e visitas carinhosas, como Ivete Sangalo, que chegou a esperá-la acordar durante a madrugada. Em março de 2025, a médica teve que dar a pior notícia: o câncer havia atingido fígado e pulmões. A cantora então embarcou para os EUA, em busca do tratamento, mas seu estado se agravou após cinco sessões do tratamento.