Não é profecia, é projeção: Brasil pode chegar a 200 mil mortos por covid em outubro
Do Uol

O Brasil se aproxima dos 100.000 mortos pelo novo coronavírus e, caso se mantenha no ritmo atual, esse balanço terá duplicado em meados de outubro, segundo projeção de Domingos Alves, especialista em estatísticas relacionadas com a pandemia.
Em entrevista à AFP, o coordenador do Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP critica duramente as autoridades pelo “sacrifício da população”. E atribui a catástrofe ao “negacionismo” do governo de Jair Bolsonaro sobre a pandemia, à falta de medidas estritas para reduzir o número de contágios e à suspensão precipitada do confinamento.
P: Nesse ritmo, quando se estima que o país chegará aos 200.000 mortos pela covid-19?
R: Devemos chegar a esse número entre os dias 15 e 16 de outubro, se as tendências não mudarem. Eu tinha previsto originalmente que a gente iria chegar entre 9 e 10 de agosto aos 100.000, mas deve acontecer entre (os dias) 7 ou 8.
Ou seja, já pode adiantar a predição dos 200.000 óbitos para a primeira quinzena de outubro.
Na minha opinião, as curvas (de casos e mortes) vão acelerar nas próximas semanas (…) Vejo que essa epidemia vai ficar desse jeito até dezembro, até que tenhamos uma vacina. (…)