Apoie o DCM

Não há mais pessoas em área afetada por mina em Maceió, diz ministro

Mapa de Linhas de Ações Prioritárias, definido pela Defesa Civil de Maceió. Foto: Reprodução/Braskem

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, revelou neste domingo (3) que não há pessoas na área afetada pela mina colapsada pela Braskem na cidade de Maceió. Ao total, cerca de 55 mil pessoas foram afetadas com a tragédia ambiental. Elas viviam nos bairros de Bebedouro, Bom Parto, Pinheiro, Mutange e Faro.

“Recebi a notícia de que não existe mais nenhuma família naquela área, pelo menos foi registrado no meu telefone, pelo secretário que está lá. E que a vida humana está preservada, que era o nosso grande intuito no primeiro momento”, afirmou o ministro, em entrevista a jornalistas em Dubai, em que participa da COP28.

Segundo a Braskem, a desocupação da área de risco envolveuum total de 14.446 imóveis em um período de quatro anos. Isso representa aproximadamente 40 mil pessoas que foram obrigadas a deixar suas residências. Nos últimos dias, com a inclusão de mais áreas isoladas, o número de afetados já se elevou para 55 mil.

“A partir de agora é evidente: haverá as apurações necessárias, as ações estão correndo já pelas notícias que nós temos há muitos anos, e cabe aos fóruns adequados decidir sobre a responsabilização ou não daqueles que ali fizeram qualquer tipo de exploração”, disse o ministro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link