“Não há nada mais a esclarecer”, diz presidente do BNDES sobre desembolsos feitos pelo banco
Do Estadão

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, disse nesta quarta-feira, 29, que “não há nada mais esclarecer” em relação às operações passadas da instituição de fomento. Segundo ele, as investigações internas do banco não encontraram nenhuma irregularidade nas operações com o grupo J&F ou em quaisquer outras operações. “Não houve nada de ilegal”, disse.
A “caixa-preta” do BNDES ganhou espaço no debate entre políticos e sociedade e foi um dos pontos explorados durante a última campanha presidencial. O presidente Jair Bolsonaro defendeu várias vezes a abertura da “caixa-preta”.
Montezano disse que é “razoável” que cidadãos tenham dúvidas em relação a operações que somaram mais de R$ 20 bilhões com uma empresa envolvida em apurações sobre corrupção, como a JBS. Quando questionado sobre o uso eleitoral, ele disse que os políticos representam os cidadãos e que os questionamentos são “legítimos”. “Nossa função é esclarecer”, afirmou. “Nada de ilegal foi encontrado no BNDES, e o banco já foi visto e revisto por diversas frentes de investigações internas e externas.” (…)