“Não há proposta, nesse momento, de saída do Brasil do Tribunal Penal Internacional”, diz Dino

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi ao Twitter nesta quarta-feira (13), explicar a sua fala sobre uma eventual saída do Brasil do Tribunal Penal Internacional (TPI), também conhecido como Tribunal de Haia.
“Para esclarecer a todos, informo que não há nenhuma proposta, nesse momento, de saída do Brasil do Tribunal Penal Internacional”, escreveu em sua conta ao compartilhar um vídeo com a fala original da entrevista que deu mais cedo a alguns veículos de imprensa no Senado. Na ocasião, foi divulgado que a presença do Brasil no TPI seria reavaliada.
Em conversa com jornalistas, o ministro explicou que a fala de Lula, sobre a prisão do presidente da Rússia Vladimir Putin, era uma análise sobre o “desbalanceamento” que há em relação ao Tribunal. De fato, não há, no diálogo, algum dizer sobre intenções ou estimativas. Por fim, Dino transferiu a questão para o Itamaraty: “É claro que a diplomacia brasileira vai saber avaliar isso em outro momento”.
Veja o vídeo:
Para esclarecer a todos, informo que não há nenhuma proposta, nesse momento, de saída do Brasil do Tribunal Penal Internacional. Vejam EXATAMENTE o que falei respondendo a uma pergunta na manhã de hoje, no Senado >> pic.twitter.com/VMMdqvQaZI
— Flávio Dino ?? (@FlavioDino) September 13, 2023