Não mate! Por que lagartixas podem ajudar a proteger sua casa

Apesar da aparência que pode causar incômodo em algumas pessoas, as lagartixas são extremamente benéficas dentro de casa. Segundo biólogos ouvidos pelo Metrópoles, os pequenos répteis não representam perigo para os humanos e atuam como importantes controladores de pragas. Elas se alimentam de insetos como baratas, traças, aranhas, mosquitos e até escorpiões.
A atração das lagartixas por ambientes domésticos está relacionada a três fatores principais: calor, abrigo e, principalmente, alimento. Luzes acesas e vegetação próxima às janelas facilitam a entrada de insetos, o que atrai as lagartixas. Por isso, elas costumam ser vistas perto de lâmpadas, especialmente durante a revoada de cupins alados, de que também se alimentam.
Apesar de inofensivas, há uma exceção importante para quem tem gatos. Lagartixas tropicais podem ser hospedeiras do parasita Platinossomo, causador de uma doença hepática em felinos. A recomendação para tutores de gatos é instalar telas em janelas e restringir o acesso aos animais. Ainda assim, o risco é considerado baixo e restrito a casos específicos de predação.
A orientação dos especialistas é clara: ao encontrar uma lagartixa, evite matá-la ou usar venenos, já que eles não são eficazes contra répteis e podem ser prejudiciais a outros animais. O ideal é apagar as luzes, manter janelas fechadas ou com tela e deixar que o animal vá embora por conta própria, sem alimento ele não permanece no ambiente.