“Não tenho vergonha de ser bolsonarista”, disse Tarcísio antes de virar “moderado” para a Folha

Apontado como “moderado” pela grande mídia, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), já disse não ter “vergonha nenhuma” de ser bolsonarista. Durante evento em janeiro de 2023, ele afirmou que “admira muito” e mantém “uma grande amizade” com o ex-presidente Jair Bolsonaro, com quem trabalhou no governo e se tornou seu padrinho político.
“Não tenho vergonha nenhuma de ser do bolsonarismo. Passar pelo que esse governo passou… Começou o governo, veio uma crise brutal na Argentina, interferiu nas importações brasileiras, depois tivemos o desastre de Brumadinho, depois a crise da Covid, que foi a maior crise que a nossa geração já enfrentou”, afirmou na ocasião.
Ele, que já foi apresentado como “bolsonarista equilibrista entre radicais e as instituições” pelo jornal O Globo, deve ser o candidato da extrema-direita nas eleições de 2026 com a inelegibilidade do ex-presidente. Antecipadamente, a Folha de S. Paulo já tem tentado promover a candidatura de um “bolsonarista moderado”.
O próprio ex-presidente aponta seu ex-ministro da Infraestrutura como uma “semente”. Bolsonaro diz que ele e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), podem ser seus sucessores caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não aceite seus recursos contra a inelegibilidade.