‘Não tinha como prever o que ia acontecer com Manaus’, diz Mourão

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
De Daniela Matos na Record TV.
O vice-presidente, Hamilton Mourão, afirmou na manhã desta sexta-feira (15), em Brasília, que não havia como prever o colapso no sistema público de saúde de Manaus em função da nova cepa (variante) do coronavírus que circula na capital amazonense.
No momento mais crítico desde o início da pandemia, pacientes infectados pelo coronavírus morrem por asfixia pela ausência de oxigênio em hospitais.
“Você não tem como prever o que ia acontecer com essa cepa que está ocorrendo em Manaus. Totalmente diferente do que tinha acontecido no primeiro semestre”, afirmou Mourão.
O vice-presidente aproveitou ainda para fazer uma defesa da gestão do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. “Quando o ministro Pazuello falou de inverno na Amazônia, ele foi ridicularizado. O que é o inverno na Amazônia? A estação das chuvas. Há muita umidade e aumentam os casos de doenças respiratórias. Foi o que aconteceu naquele pico no início da pandemia e está acontecendo de novo.”
(…)