Apoie o DCM

NASA anuncia primeira tentativa de voo para Marte de helicóptero Ingenuity em abril

Ilustração divulgada pela Nasa do helicóptero Ingenuity, que fará a primeira tentativa de voo motorizado em Marte no início de abril – NASA/JPL-Caltech/MSSS/AFP

Da Metropolitana FM:

Em Abril, a NASA vai tentar o primeiro voo motorizado para Marte, com o helicóptero Ingenuity.  A previsão é que isso aconteça no dia 8 do próximo mês. O Ingenuity é um helicóptero ultraleve que se assemelha a um drone grande. Ele pesa apenas 1,8 kg e mede 1,2 metros de largura. No momento, o dispositivo está dobrado e acoplado no robô Perseverance, que chegou ao planeta em Fevereiro.

A ideia da missão é que o Ingenuity se desacople do robô e decole na vertical. Ele, então, irá voar a uma altitude de 3 metros, parar por 30 segundos, fazer uma rotação ao redor de si mesmo e pousar. O helicóptero deve analisar a sua própria posição em relação ao solo, durante o voo, e captar 30 fotos por segundo. O Perseverance ainda não chegou ao seu destino para que a missão esteja completa. Até lá, ainda deve demorar alguns dias. Quando isso acontecer, o Ingenuity será colocado na posição correta, e o robô terá 25 horas para se afastar dele e permitir a decolagem. Esse tempo é necessário porque o helicóptero precisa da luz solar para aquecer os seus painéis no frio de Marte.

Estão planejados até cinco voos de dificuldade gradual, distribuídos ao longo de um mês, de acordo com a NASA. Esse tipo de equipamento pode ser crucial, no futuro, para a exploração de outros planetas. Esta será a primeira vez que um dispositivo motorizado irá voar fora da Terra. As primeiras experiências de voos foram por meio de envio de balões meteorológicos, não motorizados, para Vênus.