Nasa deixa astronautas “presos” no espaço após falha crítica

A Nasa lançou o primeiro voo tripulado da espaçonave Starliner da Boeing, após nove anos de atrasos. Dois pilotos de teste decolaram em 5 de junho com destino à Estação Espacial Internacional (ISS), para uma missão originalmente planejada para oito dias, mas tiveram seu retorno adiado três vezes e seguem fora de órbita.
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, inicialmente programados para retornar em 12 de junho, agora aguardam uma nova data de pouso, após a Nasa ajustar o cronograma devido a problemas com propulsores e vazamentos de hélio, identificados durante a missão.
Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da Nasa, explicou que o adiamento é necessário para avaliar e resolver os problemas detectados. A Starliner pode permanecer na ISS por até 45 dias, sendo autorizada para retorno imediato em caso de emergência na estação.
A Nasa destacou que está priorizando a segurança e que continua a monitorar de perto a situação para garantir que a volta dos astronautas seja realizada de maneira segura e eficiente.