Apoie o DCM

Nasa descobre “Super-Terra” que pode conter sinais de água; entenda

Ilustração da recém-descoberta “Super-Terra” pela NASA. Foto: Divulgação

Astrônomos da Nasa e de instituições parceiras identificaram um planeta com características semelhantes às da Terra, localizado a cerca de 154 anos-luz de distância, na constelação de Lyra. Batizado de TOI‑1846 b, o exoplaneta pertence à classe das “super-Terras”, com quase o dobro do tamanho da Terra e cerca de quatro vezes sua massa.

Apesar das temperaturas extremas, que superam os 300 °C, pesquisadores não descartam a presença de água em áreas menos expostas à radiação da estrela-anã vermelha que o planeta orbita. A descoberta foi feita pelo telescópio espacial TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), da Nasa, em operação desde 2018.

O planeta foi detectado por meio de um padrão de escurecimento periódico no brilho da estrela, causado pela passagem do TOI‑1846 b em sua frente. Essa variação luminosa é uma das principais ferramentas para identificar exoplanetas fora do Sistema Solar.

Um aspecto que chama atenção é a localização de TOI‑1846 b no chamado “vale do raio”, uma faixa de tamanhos planetários onde há escassez de corpos celestes. Segundo estudo publicado em junho na revista ‘Monthly Notices of the Royal Astronomical Society’, esse posicionamento indica que o planeta pode ser um mundo híbrido, com núcleo rochoso e uma fina atmosfera, talvez até com um oceano raso.