Apoie o DCM

Nasa lança missão para explorar o maior potencial de vida fora da Terra; entenda

A lua de Júpiter, Europa – Foto: Reprodução

A NASA lançará uma missão inovadora nesta segunda-feira (14) para explorar a lua Europa, de Júpiter, considerada a maior candidata para abrigar vida fora da Terra. O Europa Clipper, a maior espaçonave interplanetária já construída pela agência, vai investigar o oceano de água líquida sob a camada de gelo da lua, com o objetivo de descobrir se há condições favoráveis à vida.

A espaçonave, equipada com nove instrumentos científicos, usará câmeras, espectrômetros, magnetômetros e radar para mapear a superfície de Europa e analisar sua composição. O foco será identificar compostos químicos e medir a profundidade do oceano, além de detectar possíveis plumas de vapor d’água que podem fornecer pistas sobre o que está abaixo da camada de gelo.

O Europa Clipper será lançado a bordo de um foguete Falcon Heavy da SpaceX e começará sua jornada de cinco anos e meio, percorrendo 2,9 bilhões de quilômetros até Júpiter. A missão inclui 49 sobrevoos de Europa ao longo de quatro anos, com a expectativa de responder à pergunta: ”Poderia haver vida nas águas salgadas dessa lua?”.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line