Apoie o DCM

Nasa nega vínculo com brasileira que anunciou viagem espacial; entenda

A brasileira Laysa Peixoto (23), natural de Minas Gerais. Foto: Reprodução

A Nasa, agência espacial americana, negou ter vínculo com a mineira Laysa Peixoto (22), que anunciou recentemente que se tornaria uma “astronauta de carreira”. Ela disse que participará de um voo inaugural da Titans Space, empresa que não possui licença do órgão para viagens tripuladas, em 2029.

Em 2022, Laysa disse que concluiu o treinamento de astronauta da Nasa, mas a agência americana diz que ela não recebeu nada do tipo e apontou que a formação depende do título de mestre em cursos de tecnologia ou áreas afins em exatas, ao menos dois anos de experiência e mais de mil horas de trabalho como piloto.

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) afirma que a jovem foi desligada da instituição em 2022 por não se matricular para o segundo período do curso de física em 2023, enquanto a Universidade de Columbia, em Nova York (EUA), diz não ter localizado qualquer registro com o nome dela.

A Titans Space confirmou que ela fará a viagem espacial em 2029, mas o nome de Laysa não consta no site da empresa como membro da equipe técnica anunciada para o voo. A assessoria da brasileira disse estar reunindo informações que serão divulgadas em breve.