Apoie o DCM

Navio “amaldiçoado”, desaparecido com 14 tripulantes, é descoberto após 115 anos; entenda

O navio Adella Shores. (Foto: Sociedade Histórica do Naufrágio dos Grandes Lagos)

O navio a vapor de madeira Adella Shores, que desapareceu há 115 anos com 14 tripulantes, foi finalmente encontrado em Whitefish Point, Michigan. A Sociedade Histórica de Naufrágios dos Grandes Lagos (GLSHS) anunciou na quarta-feira (1) que a embarcação foi localizada a 650 pés de profundidade, apenas 64 km do último ponto onde foi vista, em 1º de maio de 1909.

O Adella Shores foi construído em 1894 pela Shores Lumber Company e pesava 735 toneladas. O navio era considerado “amaldiçoado”, pois foi batizado com água em vez de champanhe devido à oposição da família ao álcool, o que, segundo lendas, teria contribuído para sua infelicidade. A maldição culminou em seu misterioso desaparecimento em meio a um vendaval de nordeste, enquanto seguia o navio a vapor Daniel J. Morrell por entre blocos de gelo.

A descoberta do navio foi feita no verão de 2021 por Darryl Ertel e seu irmão Dan, utilizando tecnologia de sonar. Ertel, Diretor de Operações Marítimas da GLSHS, identificou o navio por suas características e dimensões. “Eu sabia que deveria ser o Adella Shores quando medi seu comprimento, porque não havia nenhum outro navio nessa faixa de tamanho faltando”, explicou ele. A confirmação veio após a inspeção de um ROV, que revelou partes do navio, como a cabine, a caldeira, o guincho de carga e até um prato.

A GLSHS manteve a descoberta em segredo até que estudos detalhados garantissem a autenticidade do achado. Com a confirmação, a história do Adella Shores ganha um desfecho, dando aos familiares dos tripulantes um certo alívio após mais de um século de incerteza.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link