Nelson Barbosa diz como Cunha e a Lava Jato barraram a recuperação da economia com Dilma

O ex-ministro da Fazenda de Dilma Rousseff, Nelson Barbosa, escreveu sobre como Eduardo Cunha e suas “pautas-bomba” ajudaram no golpe parlamentar de 2016 junto com a Operação Lava Jato para barrar a recuperação econômica. Da coluna dele na Folha de S.Paulo.
LEIA MAIS:
1 – Quaquá diz que não desrespeitou Dilma e pede: “olhem para cima!”
2 – Lula evoca “solidariedade” em mensagem de Ano Novo e pede: ‘Jamais desistir’
3 – Dallagnol revela suposto salário no Podemos
O que Nelson Barbosa disse?
Ele começa:
“Continuando minha análise dos últimos anos, além de política econômica, choques internacionais e efeitos climáticos, a Operação Lava Jato (OLJ) e as pautas-bomba de 2015 também explicam parte da recessão de 2014-16”.
E desenvolve:
“Passando ao golpe de 2016, o processo começou em 2015, via uma série de pautas-bomba: propostas legislativas que agravavam o desequilíbrio fiscal (aumentos salariais explosivos, desoneração tributária
excessiva e elevação populista de benefícios sociais) em um ambiente de alta incerteza econômica.
Já ouvi alguns ‘especialistas de rede social’ afirmarem que pauta-bomba é mito, pois Dilma desarmou a maioria das sabotagens fiscais da oposição. Quem diz isso é analfabeto político, pois desarmar armadilhas legislativas requer tempo e compensação orçamentária, barrando iniciativas mais progressistas. Foi isso que ocorreu em 2015”.
E conclui:
“Nunca saberemos se aquela recuperação seria sustentável, pois em maio de 2016 houve o golpe parlamentar contra o PT e, contrariamente aos que diziam ‘é só tirar a Dilma’, a economia voltou a cair no segundo semestre daquele ano.
Retorno a esse tema na próxima semana. Até lá, feliz 2022!”