“Nenhuma jornalista passa dos 50 no ar”, diz Carla Vilhena

Do TV e Famosos:
“É só ligar a TV para ver a diferença de tratamento entre homens e mulheres”. A fala é de Carla Vilhena, que foi apresentadora dos jornais Hoje, SPTV, Bom Dia SP, repórter especial do Fantástico, e deixou a Globo em dezembro de 2018.).._
“Quantos homens têm mais de 70 anos e estão trabalhando? Uma vez eu estava numa conversa sobre outros motivos com um advogado e ele virou para mim e disse que eu podia ficar tranquila porque era uma profissional competente. Mas nenhuma passa dos 50 no ar. Ele falou: ‘não é possível’. Ficou uns 15 minutos tentando se lembrar de alguém. Ana Maria Braga não é jornalismo.”
Mariana Godoy já usou o termo “idade de corte” para se referir ao assunto, lembra Stycer. “É mais ou menos a mesma impressão”, diz o colunista do UOL. Para Carla, “as pessoas não compreendem muito que homens têm uma história e mulheres não têm uma história”. “Televisão é familiaridade. A gente se sente confortável de ver aquela pessoa todos os dias. Você liga a TV e sabe o que vai acontecer, vendo um rosto conhecido. Por que isso não acontece com as mulheres de determinada idade?”, questiona.
(….)