Apoie o DCM

Neonazista que ameaçava atentado contra revezamento da tocha olímpica em Paris é condenado

Tony Estanguet organizador do Comitê Olímpico, o ex-jogador Thierry Henry, e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Foto: Stephane de Sakutin/AFP

Um jovem francês de 19 anos foi condenado a dois anos de prisão por ameaças online e suspeita de planejar um ataque ao revezamento da tocha olímpica. Segundo a promotoria de Paris, além de ser simpatizante de ideologias nazistas, ele foi acusado de compartilhar instruções para fabricação de bombas, mensagens de ódio, ameaças de morte e postar informações pessoais de terceiros, colocando suas vidas em risco.

O indivíduo foi preso na quarta-feira (17) em sua casa na Alsácia e era líder do grupo ‘Divisão Ariana Francesa’ no Telegram. A investigação foi conduzida pela unidade de combate ao ódio online, especialmente focada nos Jogos Olímpicos de Paris. O ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, afirmou que a polícia antiterrorismo deteve o homem, suspeito de planejar um ataque durante o revezamento da tocha.

O revezamento da tocha está prestes a terminar após um mês de viagem pela França e territórios franceses. Darmanin destacou que o suspeito já era conhecido pela polícia por suas ideias neonazistas e intenção de atacar alvos políticos e imigrantes.

Para garantir a segurança durante as Olimpíadas, Paris mobilizou até 45 mil policiais e mais de 10 mil militares que patrulharão as ruas e locais do evento, realizando diversas missões de segurança.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link