Apoie o DCM

Neonazista que planejou massacres em escolas brasileiras é julgado em Portugal

Homenagem a Giovanna, vítima de ataque em escola de SP. Foto: reprodução

O Tribunal de Santa Maria da Feira, em Portugal, começou a julgar nesta quarta-feira (18) Miguel Ângelo, jovem de 18 anos acusado de planejar ataques a escolas no Brasil. Conhecido como “Mikazz” na internet, ele responde por 240 crimes, incluindo sete de homicídio, um consumado e seis tentados. A acusação aponta que ele liderava uma célula neonazista e chefiava o grupo extremista “The Kiss” na plataforma Discord.

De acordo com o Ministério Público português, Miguel incitou um adolescente brasileiro de 16 anos a cometer o ataque a tiros na Escola Estadual Sapopemba, em São Paulo, em outubro de 2023. O crime resultou na morte da estudante Giovanna Bezerra da Silva, de 17 anos, e deixou outros três alunos feridos. “Eles pediram para eu fazer o massacre e eu fiz”, confessou o atirador, que foi apreendido. A investigação, conduzida em parceria entre a Polícia Judiciária e a Polícia Federal, concluiu que a influência do português foi decisiva para o assassinato.

O grupo “The Kiss” promovia discursos racistas, incentivo à automutilação, violência contra animais e transmissões ao vivo de agressões. Pelo menos outros dois massacres em escolas brasileiras teriam sido impedidos pelas autoridades . Miguel está preso preventivamente em Portugal desde maio de 2024 e pode pegar até 25 anos de prisão.