Apoie o DCM

Nestlé retira fórmulas infantis de circulação por toxina

Fórmulas naturais da Nestlé. Foto: Divulgação

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de lotes de fórmulas infantis da Nestlé, incluindo marcas como Nestogeno, Nan Supreme Pro e Alfamino, devido ao risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. Embora não tenha sido registrado nenhum caso de intoxicação, a medida preventiva visa evitar riscos à saúde, já que a ingestão dessa toxina pode causar sintomas como vômitos persistentes, diarreia e sonolência excessiva.

A Nestlé iniciou um recall global após detectar a toxina em ingredientes de um fornecedor de óleos terceirizado. A cereulide, normalmente encontrada em matérias-primas e em alimentos como leite e produtos lácteos, pode causar reações adversas em alguns casos. Crianças pequenas são mais vulneráveis devido à sua menor margem de tolerância à toxina.

Embora os riscos de intoxicação grave sejam raros, a Anvisa alerta para a importância do tratamento clínico adequado, com hidratação, em caso de intoxicação leve. As queixas geralmente melhoram em até 24 horas.

A medida afeta somente os lotes especificados, e a Anvisa orienta os pais a verificarem o número do lote no rótulo dos produtos. Caso o item pertença a um lote recolhido, ele não deve ser consumido, e os consumidores devem entrar em contato com a Nestlé para reembolso integral.

Veja a lista:

Lotes de produtos proibidos pela Anvisa. Foto: Divulgação