Apoie o DCM

Netanyahu demite ministro da Defesa após “crise de confiança”

O então ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, conversando com Benjamin Netanyahu. Foto: Amir Cohen/Reuters

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou nesta terça-feira (5) a demissão do ministro da Defesa, Yoav Gallant, explicando que  após uma série de desentendimentos sobre a gestão dos ataques contra Gaza. Segundo Netanyahu, “houve muitas lacunas entre ele e Gallant sobre a gestão das guerras de Israel”, destacando que a falta de alinhamento gerou uma “crise de confiança” que inviabilizava a “gestão normal da guerra”.

Em resposta, Gallant declarou nas redes sociais: “A segurança do Estado de Israel foi e sempre será a missão da minha vida”. Israel Katz, atual chanceler, assumirá a pasta da Defesa, enquanto Gideon Saar deverá ser o novo ministro das Relações Exteriores.

Desde o início dos ataques israelenses, em 7 de outubro de 2023, como resposta à ofensiva do Hamas que resultou em mais de 1,2 mil mortos e 250 reféns, o estado sionista intensificou o impasse interno sobre a condução da guerra.

Balanços das Forças Armadas israelenses indicam que 782 soldados perderam a vida no conflito, enquanto o Ministério da Saúde palestino reporta cerca de 42 mil civis mortos em Gaza.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line