Apoie o DCM

Caminhoneiro brasileiro fica isolado por 18 dias após nevasca na Argentina

Caminhão de Jairo Gomes parado em área coberta de neve na Argentina
Caminhão parado em área de montanha atingida por neve na Argentina. Foto: Reprodução

Uma nevasca intensa na Cordilheira dos Andes mantém centenas de caminhoneiros retidos no lado argentino da fronteira com o Chile. O catarinense Jairo Gomes, de 34 anos, natural de Sombrio e morador de Santa Rosa, espera há cerca de 18 dias pela liberação do trânsito para seguir viagem.

Cerca de 700 caminhões não conseguem cruzar o Paso Cristo Redentor, principal ligação rodoviária entre Mendoza, na Argentina, e Valparaíso, no Chile. As autoridades fazem liberações pontuais na região de alta montanha, mas a neve acumulada interrompeu a circulação por semanas.

Jairo afirmou que os motoristas recebem sopas, água, verduras e alimentos básicos de associações locais, mas enfrentam dificuldades para manter a higiene. “Data oficial para liberar o trânsito a gente ainda não tem. O que o pessoal comenta aqui é que pode ser a partir do dia 8 de agosto”, disse ao NSC Total. Ele também relatou que banhos quentes custam 4 mil pesos argentinos, cerca de R$ 16.