Neve? Chuva de granizo cobre cidade de gelo e surpreende moradores no Paraná

Uma forte chuva de granizo surpreendeu moradores de Castro, nos Campos Gerais do Paraná, na manhã desta terça (26). O fenômeno durou cerca de 20 minutos, mas foi tão intenso que deixou ruas, avenidas e áreas rurais cobertas por uma camada de gelo, criando um cenário que lembrava neve. Vídeos gravados por moradores viralizaram ao mostrar a cidade branca em plena primavera.
Segundo o Simepar, a formação ocorreu devido ao deslocamento de um vórtice ciclônico de altos níveis, que trouxe ar frio e favoreceu tempestades com granizo. Meteorologistas explicam que a baixa temperatura do solo ajudou a conservar as pedras de gelo por mais tempo, intensificando o impacto do fenômeno.
A Prefeitura de Castro informou que houve danos em telhados de casas, igrejas, comércios e prédios públicos, incluindo unidades de saúde. Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e secretarias municipais foram mobilizadas para atender ocorrências e auxiliar famílias afetadas.
Na PR-151, que corta a cidade, parte da pista ficou coberta por granizo entre os quilômetros 291 e 297. A concessionária orientou motoristas a reduzirem a velocidade e evitarem parar sob árvores ou em áreas alagadas. O Inmet mantém alerta de chuvas intensas em todo o Paraná ao longo desta terça-feira.
@g1 Paisagem – Uma forte chuva de granizo deixou a cidade de Castro, nos Campos Gerais do Paraná, com o cenário parecido com um de neve na manhã desta terça-feira (26). Imagens foram registradas em vídeo por diversos moradores. De acordo com os moradores, a chuva começou a cair por volta das 9h10 e não durou mais que 20 minutos. No entanto, foi tão intensa que forrou ruas e avenidas da cidade, tanto na zona urbana, quanto em áreas rurais. O meteorologista Allef Matos, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), explica que o fenômeno se deve ao deslocamento de um vórtice ciclônico de altos níveis pelo estado. Segundo ele, as “pedras” de gelo estão conseguindo se conservar por mais tempo no solo devido à temperatura estar baixa, também, nas superfícies. A Prefeitura de Castro informou que está recebendo relatos de estragos registrados em telhados de casas e prédios públicos. Por enquanto, não há informações sobre feridos. Para saber mais, clique em ‘leia o artigo’ #g1 #tiktoknotícias #granizo #neve #castro #paraná