Apoie o DCM

New York Times: Trump pressionou Bolsonaro para agir contra Maduro

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o presidente dos EUA, Donald Trump, durante jantar na Flórida
Imagem: Jim Watson/AFP

De Peter Baker no New York Times.

O presidente Trump recebeu o presidente brasileiro Jair Bolsonaro para um jantar em sua propriedade na Flórida neste sábado, mas se recusou a descartar a aplicação de tarifas de aço e ferro que criaram tensão no relacionamento entre os dois países mais populosos do Ocidente.

Ao dar as boas-vindas a Bolsonaro em Mar-a-Lago, Trump saudou seu colega brasileiro e celebrou sua amizade. “O Brasil o ama”, disse o presidente com Bolsonaro ao seu lado. “Os EUA o amam. Bom trabalho.”

Questionado sobre tarifas, Trump inicialmente se esquivou da pergunta, dizendo apenas: “A amizade está mais forte agora do que nunca”. Pressionado para falar se renunciaria ao aumento das tarifas, ele disse: “Não faço promessas”.

(…)

Um funcionário do governo disse antes do jantar que Trump usaria a visita para aumentar o apoio internacional à deposição do presidente Nicolás Maduro da Venezuela em favor do líder da oposição Juan Guaidó. Os dois também discutem um acordo comercial e conservação de florestas, afirmou esse mesmo funcionário.

(…)