Neymar pode fazer história e se tornar o maior perdedor brasileiro em Copas; entenda

Confirmado por Carlo Ancelotti para a Copa do Mundo de 2026, Neymar chegará ao torneio diante de uma marca decisiva na história da Seleção Brasileira: vencer o título ou se tornar o maior perdedor brasileiro em Mundiais. O atacante entrará na lista dos jogadores do país que mais foram convocados para Copas e alcançará sua quarta participação, igualando o recorde nacional já registrado por Pelé, Ronaldo Fenômeno, Cafu, Nílton Santos, Djalma Santos, Castilho, Emerson Leão e Thiago Silva. Se entrar em campo e o Brasil não conquistar o hexa, Neymar será o único brasileiro a disputar quatro Mundiais sem levantar a taça.
Quase todos os brasileiros convocados para quatro Copas conquistaram ao menos um título mundial pela Seleção. Pelé venceu três vezes, em 1958, 1962 e 1970. Ronaldo Fenômeno e Cafu foram bicampeões, em 1994 e 2002. Nílton Santos, Castilho e Djalma Santos também ganharam duas taças, enquanto Emerson Leão foi campeão em 1970, como reserva.
Entre os brasileiros com quatro Copas no currículo, Thiago Silva é o único que terminou a sequência sem conquistar um título mundial. O zagueiro, porém, esteve na lista de 2010, mas não entrou em campo. Nas três edições seguintes, em 2014, 2018 e 2022, Thiago foi titular e capitão da Seleção, mas deixou todas sem levantar a taça. Neymar pode evitar uma marca semelhante caso o Brasil vença a Copa do Mundo de 2026, disputada nos Estados Unidos, México e Canadá.
