Apoie o DCM

NFL se posiciona sobre a bandeira dos EUA usada em ato pró-Bolsonaro

A bandeira americana usada no jogo da NFL não é a mesma do ato bolsonarista da Paulista, segundo a liga de futebol americano. Fotomontagem

A NFL, liga de futebol americano dos Estados Unidos, negou nesta terça-feira (9) que a bandeira gigante dos EUA exibida em ato pró-Bolsonaro na Avenida Paulista seja a mesma usada no jogo realizado em São Paulo. Em entrevista ao The New York Times, o porta-voz Brian McCarthy afirmou que “os políticos brasileiros estão errados” e esclareceu que a peça foi usada apenas nas festividades pré-jogo, permanecendo guardada em depósito.

A polêmica começou após imagens da bandeira serem comparadas nas redes sociais, levando deputados como Lindbergh Farias (PT-RJ) e Pedro Campos (PSB-PE) a pedirem investigação da Polícia Federal sobre possível apoio externo ao ato. O caso ganhou repercussão internacional, com o NYT destacando o uso da bandeira dos EUA como símbolo político em diferentes países.

O presidente da SPTuris, Gustavo Pires, também rebateu as suspeitas e classificou as acusações como “fake news para diminuir o sucesso do evento esportivo”. Ele garantiu que a NFL foi responsável por toda a logística envolvendo a bandeira no jogo em São Paulo, sem relação com manifestações políticas.