Apoie o DCM

Nicolelis defende compras de vacinas internacionais: “Se governo não vai agir, governadores têm que assumir”

Miguel Nicolelis

Desde dezembro, o médico, neurocientista e professor catedrático da Universidade de Duke (EUA) Miguel Nicolelis vê o colapso se aproximar no horizonte da pandemia. Alertou autoridades e orientou as medidas a serem tomadas, em especial um necessário lockdown.

Neste sábado (27), Nicolelis alertou para os estados brasileiros irem ao mercado internacional para adquirirem vacina de empresas despostas a vendê-las.

“Estados brasileiros tem q ir ao mercado internacional, conjuntamente, e adquirir dezenas de milhões de doses de vacinas de todas as empresas dispostas a vendê-las. Se governo federal ñ vai agir, governadores tem q assumir esta missão emergencial também!”, disse ele.

O agravamento da pandemia da Covid-19 vem levando os sistemas hospitalares de diversos estados ao colapso, de Norte a Sul do país.

A média móvel de mortes por covid-19 bateu o recorde da pandemia neste sábado, 27, e chegou a 1.180, segundo balanço mais recente do consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL. O levantamento é feito com base nos dados das 27 secretarias estaduais de Saúde.

Mais cedo, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT) tomou inciativa e foi às redes sociais dizer que negocia com russos a compra da vacina Sputnik V sem passar por Bolsonaro, ou seja, uma “possível aquisição direta do produto”.

Confira abaixo a publicação de Nicolelis: