Nikolas celebra chacina no Rio com foto do Carandiru: “Maior faxina da história”

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) publicou nas redes sociais uma imagem do presídio do Carandiru, em São Paulo, nesta terça-feira (28), com a legenda “se algum dia chegarmos lá, minha ideia é essa”. O local foi onde ocorreu a execução de 111 presos em 1992. O governo do Rio de Janeiro atualizou para mais de 130 o número de mortos da chacina nos complexos da Penha e do Alemão.
Em vídeo divulgado posteriormente, o parlamentar afirmou que a ação representou “a maior faxina da história do Rio” e que “os criminosos que morreram não voltarão a cometer crimes”. Na Câmara dos Deputados, Nikolas declarou que, para ele, “a cada sessenta que morrer, deveria ter morrido muito mais”, em referência aos dados apresentados pelas autoridades estaduais nesta quarta-feira (29).
A maior faxina da história do RJ. pic.twitter.com/yhdvNdBXEa
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) October 28, 2025
O comentário repercutiu enquanto moradores levavam dezenas de corpos retirados de áreas de mata até a Praça São Lucas, na Penha, para reconhecimento. O governo fluminense informou que perícias serão realizadas para confirmar a relação entre as mortes e os confrontos. Até o momento, o deputado não respondeu a questionamentos de jornalistas sobre as postagens.
Se algum dia chegarmos lá, minha ideia é essa. Tá avisado pic.twitter.com/fkYLfrc7Qa
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) October 29, 2025
