Ninguém se entende em episódio de ‘alerta gay’ para filme de Wagner Moura
O cliente reclama que seu ingresso de cinema foi carimbado como um alerta sobre conteúdo gay de um filme. Os donos da sala negam e dizem que o carimbo serve de controle para meias-entradas. Um grande jornal do Rio de Janeiro primeiro endossa a versão do cliente e, horas depois, atualiza o texto com a versão do cinema. A produtora do filme embarca no falatório e cria “memes” para atrair mais público. O público, alheio à discussão, cria novas páginas e fotos ironizando a polêmica.
No vaivém de boatos nas redes sociais, cliente, cinema, imprensa, produtora e público têm falado idiomas diferentes no suposto episódio de homofobia que estourou nesta quarta-feira, em João Pessoa (PB). Na falta de dados concretos, a verdade parece ser o que menos importa num dos assuntos mais comentados da semana.
O bate-boca começou quando administrador Iarlley Araujo, 34, publicou uma foto no Facebook que mostrava o termo “Avisado”, carimbado em seu ingresso do filme Praia do Futuro. Na imagem, vê-se que a sessão do filme acontecia numa das salas da rede Cinépolis.
Selecionada para o festival de Berlim deste ano, a fita traz cenas de sexo entre os personagens de Wagner Moura e do alemão Clemens Schick.
“Fui a este mesmo cinema três vezes esse mês e nunca carimbaram minha entrada. Agora só fizeram isso depois de me perguntarem se ‘eu tinha certeza de que queria ver aquele filme’, por causa das cenas homossexuais”, reclamou Iarlley à BBC Brasil.
Ele sugere que o carimbo seria uma garantia para o cinema no caso de clientes consevadores pedirem o dinheiro de volta após assistir ao conteúdo do filme. “Por isso postei a foto do ingresso, achei uma afronta”, continuou o administrador. “É como se dissessem ‘olha, você vai ver um filme de viado, tudo bem?”.
Em nota, o cinema nega o bafafá.
“A utilização do carimbo ‘AVISADO’ faz parte da política da Cinépolis para notificar o usuário da obrigação de apresentação da carteira de estudante para comprovar o direito à meia-entrada em suas sessões.”
Nas redes sociais, usuários se confrontam – de um lado, os que defendem o cinema e dizem já ter recebido ingressos carimbados e, de outro, os juram nunca terem visto tal marca, mesmo em bilhetes de meia-entrada.
A rede de cinemas ainda diz que “não tem o objetivo de notificar o espectador sobre o conteúdo e cenas contidas nos filmes”.
Entre uma versão e outra, na tarde desta quinta-feira, o jornal carioca O Globo publicou uma notícia com o seguinte título: “Cinema alerta público sobre filme com sexo gay com Wagner Moura”.
O texto endossava a versão de Iarlley e sugeria que “um funcionário não identificado” teria confirmado a história.
Foi quando os produtores do filme decidiram embarcar na polêmica.
No Facebook, eles postaram uma imagem que afirmava: “Sim, há cenas de sexo gay em Praia do Futuro, elas são maravilhosas, o filme está em cartaz nos cinemas”.
Depois de 3,6 mil curtidas e mil compartilhamentos, a produção publicou nova foto, dessa vez com o diretor do filme e uma faixa com a hashtag #homofobianaoéanossapraia.
Foi o ponto de partida para que dezenas de anônimos começassem a postar fotografias com a mesma frase. Depois da polêmica, internautas criaram sites parodiando o carimbo
Outros usuários também decidiram embarcar na boataria. Dois deles tiveram a mesma ideia: criar Tumblrs (sites constituídos basicamente por fotos e legendas) ironizando o ”carimbo gay”.
Autor do Clique Tá Avisado, o publicitário mineiro Eduardo Noronha, 27, ganhou quase mil seguidores em menos de 24 horas.
Na página, ele publica fotos de outros filmes e seus respectivos ”avisos”. Ao lado do cartaz de Esqueceram de Mim, filme dos anos 1990 com o ator Macaulay Culkin, está o alerta: “O senhor está ciente de que este filme possui cenas de abandono de menor?”
Saiba Mais: bbc