Apoie o DCM

No pior inverno em 40 anos, megatempestade deve chegar a -50 °C nos EUA

Neve nos arredores de Nova York. Foto: REUTERS/Kena Betancur

Os Estados Unidos enfrentam uma megatempestade de neve e gelo que pode provocar temperaturas extremas, com risco de até -50°C, colocando cerca de 160 milhões de pessoas em alerta. O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA aponta acúmulo catastrófico de gelo, com potencial para causar caos no transporte, apagões prolongados e perigo até em curtas caminhadas ao ar livre, já que o frio intenso pode provocar congelamento da pele em minutos.

Os efeitos já são sentidos em larga escala. Mais de 6.000 voos foram cancelados, sobretudo no Texas e no centro do país, e estados como Nova York, Texas e outros 16 decretaram estado de emergência, abrindo abrigos para a população. O meteorologista Ryan Maue classificou o episódio como histórico: “Os próximos dez dias de inverno serão os piores em quatro décadas nos Estados Unidos”, recomendando preparo para temperaturas abaixo de -18°C por vários dias.

O fenômeno está associado ao vórtice polar, que avançou do Ártico para o sul do país. Pesquisadores indicam aumento desse tipo de tempestade nas últimas duas décadas, possivelmente ligado ao aquecimento desigual do Ártico. Especialistas pedem cautela ao relacionar diretamente o evento à mudança climática, enquanto cientistas defendem uma análise mais profunda do cenário.