Apoie o DCM

No RJ, 10 mil PMs da reserva receberão armas de fogo

Mo RJ policiais militares reservas receberão armar
Policial segura arma de fogo
Foto: Albari Rocha

Na manhã desta quinta-feira (02) foi publicada no Diário Oficial, uma nova resolução que permitirá que 10 mil policiais militares da reserva remunerada requisitem o uso de arma de fogo. Cada um deles deve receber uma pistola, até três carregadores e, no mínimo, 50 munições.

De acordo com a Secretaria de Polícia Militar, a área de logística da corporação está preparada para atender a essa nova demanda. Segundo os argumentos da medida é que, mesmo na reserva, o veterano continua sendo policial militar, e está sob às mesmas sanções de seus colegas da ativa.

Tal medida é coerente com a política adotada pelo governador do estado, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), Cláudio Castro (PL). Ambos fortes defensores do armamentismo.

No entanto, só poderão requisitar as armas os policias que morarem definitivamente no Rio de Janeiro e que não apresentem qualquer impedimento médico, psicológico ou psiquiátrico. Além disso será vetado para aqueles que estiverem submetidos a Processo Administrativo Disciplinar (PAD),criminal doloso, ou cumprindo pena restritiva de liberdade.

O Rio de Janeiro é marcado pelas operações policiais violentas nas comunidades, a exemplo foi a última que aconteceu na última terça-feira (24), na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, que resultou na morte de 29 pessoas, incluindo uma moradora de 41 anos e um adolescente de 16 anos.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link