Apoie o DCM

No TikTok, Lula encosta em Bolsonaro em número de visualizações

Lula e Bolsonaro
Ex-presidente Lula e presidente Bolsonaro
Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está encostando no atual presidente Jair Bolsonaro (PL) em número de visualizações no TikTok. A vantagem do chefe do Executivo em relação ao petista caiu de 496 milhões, em agosto de 2021, para 100 milhões, em maio de 2022. Mesmo com o aumento de Lula, Bolsonaro ainda segue na frente.

O levantamento do Núcleo, site especializado em dados, contabiliza 57,8 mil vídeos com o termo “Lula” no título ou na descrição. Juntos, somaram 419,8 milhões de acessos em maio. Já “Bolsonaro” foi citado em mais do que o dobro de vídeos, sendo mencionado 126,2 mil e com 519,8 milhões de visualizações ao todo.

A diferença de “interesse” dos usuários sobre ambos os pré-candidatos vem caindo com a aproximação da eleição, isso mesmo sem que Lula tenha um canal próprio. Bolsonaro acumula 1,7 milhão de seguidores no TikTok. A análise, porém, não permite saber quanto do total é a favor ou contra os pré-candidatos.

O conteúdo sobre Lula que mais teve visualizações em maio é um trecho da entrevista de Eduardo Marinho ao podcast Flow, em que ele diz que não confia em Lula, mas argumenta em favor de sua eleição para presidente.  Foram 13,2 milhões de visualizações.

No caso de Bolsonaro, o conteúdo mais popular, com 7,5 milhões acessos, mostra o presidente dizendo que “um homem solteiro, quando está cansado de ser feliz, procura uma namorada para ser mais feliz ainda”.

A maioria dos pré-candidatos aderiu à plataforma de vídeos de olho no eleitorado jovem. A conta de Bolsonaro no aplicativo está ativa desde outubro de 2020. Logo depois do atual mandatário vêm Pablo Marçal (PROS), com 160 mil seguidores; André Janones (Avante), com 159 mil; Ciro Gomes (PDT), com 130 mil; e Simone Tebet (MDB), com 3,9 mil.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link