Apoie o DCM

No WhatsApp, Santos Cruz chamou Bolsonaro de “imbecil” e disse apoiar “solução Mourão”

General-de-Divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz vai comandar a Secretaria de Governo. Foto: Reprodução/Twitter

Do Globo:

O presidente Jair Bolsonaro demitiu nesta quinta-feira o ministro Carlos Alberto dosSantos Cruz da Secretaria de Governo da Presidência da República. O ministro foi comunicado de sua saída em uma reunião com o presidente, da qual também participaram os ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva , e do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno . Assume o cargo o general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, comandante militar do Sudeste. É a terceira demissão de um ministro em menos de seis meses de gestão.

A decisão foi atribuída por um auxiliar direto do presidente a uma “falta de alinhamento político-ideológico” e embates com outros integrantes do próprio governo.  Em carta divulgada no início da noite (leia a íntegra no fim da matéria) , Santos Cruz deixa claro que sai do  governo “por decisão” do presidente Jair Bolsonaro. Ele faz agradecimentos e, no final, deseja ao presidente e familiares “saúde, felicidade e sucesso”.(…)

Militares que integram o governo, entretanto, teriam atuado para manter Santos Cruz no cargo. Internamente, no entanto, Bolsonaro estaria emitindo sinais de “irritação” com a reação em grupo dos militares às críticas de Olavo de Carvalho, que comandou os disparos contra Santos Cruz e o vice-presidente Hamilton Mourão.

De acordo com auxiliares do presidente, Bolsonaro teria aumentado seu descontentamento ao ver a imagem de uma conversa por Whatsapp, supostamente escrita por Santos Cruz, na qual o ministro o chamaria de “imbecil” e sinalizaria aprovar a “solução Mourão”.

(…)