Notícia sobre frango contaminado corre o mundo e China troca soja do Brasil pela dos EUA
Da Folha:
Começou no site da prefeitura de Shenzhen e no Weibo, comunicando o vírus achado nas asas de frango importadas do Brasil. E alertando o público a “tomar cuidado quando comprar carne importada”. Daí para o South China Morning Post, na vizinha Hong Kong, inclusive edição impressa, sob o título “Comida importada dispara pânico”. Destacou no texto que “todos os produtos vendidos estão sendo rastreados”.
Em seguida, Caixin Global, de Pequim, e agências como Bloomberg, canais como CNN e portais como Drudge, alemães como Der Spiegel etc. O temor generalizado é de contaminação das “chicken wings” mundo afora. A embaixada da China comunicou que Pequim não vai suspender a importação do Brasil, “por enquanto”, embora outros fornecedores de frango já estejam avançando no mercado chinês, como a Argentina.
Paralelamente, a Bloomberg noticiou que a “China está abrindo mão de compras caras de soja, feitas no Brasil no início do ano, e trocando por fornecimento dos EUA”. A soja americana ficou mais barata.
(…)