Nova espécie de mosca “superpoderosa” é descoberta no Rio de Janeiro; saiba mais

Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) identificaram uma nova espécie de mosca na Mata Atlântica. O inseto foi encontrado no Parque Estadual da Pedra Branca, no Rio de Janeiro, e recebeu o nome de Hemerodromia mystica.
Com apenas 3 milímetros, a espécie é considerada “superpoderosa” por atuar como predadora natural de borrachudos, insetos que podem transmitir doenças como oncocercose e mansonelose. O nome “mystica” foi inspirado na personagem dos quadrinhos X-Men, que muda de identidade, em referência ao hábito da mosca de se desenvolver dentro do casulo de borrachudos.
Além de controlar populações desses insetos, a espécie também funciona como bioindicadora da qualidade de ecossistemas, já que só se desenvolve em ambientes aquáticos limpos, associados a áreas preservadas.
Segundo a Fiocruz, a descoberta é inédita porque os cientistas encontraram não apenas o macho adulto, mas também a enxúvia pupal, a casca que sobra após o inseto romper o exoesqueleto da pupa. Essa é a primeira vez que esse tipo de registro ocorre em estudos da família Empididae na Região Neotropical, que abrange América do Sul, América Central, sul do México e Caribe.