Apoie o DCM

Nova espécie de sucuri gigante é descoberta na Amazônia

Sucuri gigante – Foto: Reprodução

Uma expedição científica na Amazônia equatoriana identificou a maior sucuri já registrada no mundo, batizada de Eunectes akayima. Com 6,3 metros de comprimento e mais de 200 quilos, a nova espécie foi descoberta na região de Bameno, território indígena Waorani, e documentada em um projeto da National Geographic liderado pelo pesquisador Bryan Fry, da Universidade de Queensland, com participação do ator Will Smith.

Esta é a quinta espécie de sucuri reconhecida globalmente e se destaca por ser a serpente de maior massa corporal já descrita. Análises indicam que ela não vive apenas no Equador, mas também em Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana e Trinidad, o que reforça sua grande capacidade de adaptação nos ecossistemas aquáticos amazônicos, onde atua como predadora de topo graças à sua dieta variada e tática de constrição.

Ao contrário do que muitos pensam, a Eunectes akayima não é venenosa, mas usa sua força impressionante para enrolar e sufocar as presas, que podem incluir mamíferos, aves, répteis e peixes. A descoberta também mostrou que essa espécie se separou da sucuri-verde Eunectes murinus há cerca de 10 milhões de anos, permanecendo visualmente semelhante até hoje.