Nova fábrica da GWM em SP promete produzir até 30 mil carros por ano

As marcas chinesas vêm ganhando espaço no mercado automotivo brasileiro e já respondem por mais de 10% das vendas de veículos no país. Esse avanço é impulsionado por preços competitivos e pela forte aposta em modelos elétricos, híbridos e plug-in, atraindo consumidores interessados em tecnologia e economia. A entrada de novas fabricantes promete ampliar ainda mais o leque de opções disponíveis nas concessionárias.
Um marco dessa expansão ocorre com a inauguração da fábrica da GWM em Iracemápolis (SP), preparada para produzir até 30 mil veículos por ano, com possibilidade de chegar a 50 mil unidades. Além dela, marcas como BYD e JAC, que já possuem estruturas no Brasil, dividem espaço com outras 13 fabricantes chinesas que atuam via importação direta, totalizando 16 montadoras no mercado nacional.
A presença crescente desses players asiáticos está mudando a dinâmica do setor, aumentando a concorrência com as montadoras tradicionais e acelerando a popularização dos veículos eletrificados. Para os consumidores brasileiros, o resultado é uma oferta maior de modelos equipados e com tecnologia de ponta por preços mais acessíveis.