Nova York registra maior número de desabrigados em 20 anos, diz pesquisa

Nova York registrou o maior número de pessoas em situação de rua em 20 anos, conforme uma pesquisa anual divulgada na quinta-feira (13). O levantamento, realizado em uma noite de janeiro, encontrou cerca de 4.140 pessoas sem abrigo – um aumento de 2,4% em relação ao ano anterior e o maior número desde 2005. A crescente ocorre enquanto a cidade tenta abrigar até 70 mil migrantes todas as noites.
Molly Wasow Park, responsável pelos programas sociais de NY, afirma que não há evidências de que o aumento se deva a solicitantes de asilo. Diante do cenário, a prefeitura tem intensificado os esforços para realocar pessoas sem moradia para habitações subsidiadas, priorizando locais com serviços sociais e abrigos mais flexíveis. Também vale ressaltar que, desde que o prefeito Eric Adams assumiu em janeiro de 2022, cerca de 2.000 pessoas foram realocadas para moradias permanentes, 500 delas retiradas do metrô.
David Giffen, da Coalizão para os Sem-Teto, elogiou o aumento de abrigos menos restritivos, mas destacou que a quantidade de camas ainda é insuficiente. “Essas camas estão cheias todas as noites e ainda há milhares de pessoas dormindo sem abrigo na cidade”, disse ele. Por fim, vale destacar que a pesquisa Hope, que estima o número de sem-teto, é criticada por subestimar a população real – registros de equipes de apoio nas ruas indicam um aumento de 15% no número de desabrigados em 2024 em comparação com 2023, e 85% em relação a 2022.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link