Apoie o DCM

Novo dono da Abril diz que quer uma “volta ao básico” do jornalismo

Clássicos da Veja

O novo dono da Abril, Fábio Carvalho, deu uma entrevista ao Brazil Journal. Ele quer “uma volta ao básico” do jornalismo e aposta no digital.

Em resumo, agora vai:

“Em todos os processos de restruturação, há uma análise que é feita e refeita sobre os objetivos, a infraestrutura e o time que podem entregar o que a companhia precisa. Tudo na companhia — não só as estruturas dos times e dos processos — será estudado, e então transformado ou ratificado. A gente encara isso como construir startups dentro da empresa. A partir dessa aquisição, a Abril passa a ser uma grande startup que fatura R$ 1,6 bi. Tudo que ela herda de estratégias, processos, organograma, conceitos e filosofia vai passar por um filtro de ratificação ou transformação.”

“Todos os formatos de entrega da notícia são válidos; o que é central é a valorização do trabalho jornalístico. A qualidade da notícia passa pelo bom preparo do jornalista, pelas boas condições de trabalho e por padrões éticos. Fatos tem que ser investigados e confirmados. Opiniões tem que fundamentadas e identificadas como tal. É uma volta ao básico. A essência do jornalismo — que deu à sociedade décadas preciosas de democracia — tem que ser valorizada acima de qualquer coisa. (…) O jornalismo de qualidade e a imprensa livre são essenciais para que a conversa democrática e civilizatória se desenvolva.”