Apoie o DCM

Número de enterros volta a dobrar em Manaus com nova alta da covid

Cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus
Imagem: Foto:Michael Dantas/AFP

De Rosiene Carvalho no UOL.

Com uma nova alta nos casos e mortes por causa do novo coronavírus no estado do Amazonas, os números de enterros em Manaus mais que dobraram em dezembro e continuam altos neste início de ano. Foram 76 no sábado (2), 72 no domingo (3), e 66 na segunda-feira (4).

A média, antes da pandemia do novo coronavírus, segundo a prefeitura, era de 33 sepultamentos. Ontem, dos 66 enterros, 29 tinham recebido diagnóstico de covid-19.

Nos últimos dois dias, a capital do Amazonas bateu recorde por internações por causa da doença em 24 horas. Entre domingo e segunda, foram 183. No dia anterior, tinham sido 177. Antes, o maior registro havia sido de 168 pessoas, no começo de maio, quando o sistema de saúde do Amazonas entrou em colapso e o estado registrou pico de casos e mortes.

Em todo o estado, 1.515 pessoas permaneciam internadas até ontem. O índice de ocupação de leitos de UTI na rede pública chegou a 92,18% e, na rede privada, a 94%.

Antes disso, o número máximo de pacientes internados foi de 1.438, também em maio. Na ocasião, o Amazonas contava com dois hospitais de campanha e registrou cenas dramáticas de cadáveres ao lado de pacientes, respiradores improvisados com sacos plásticos e enterros em valas comuns.

(…)