Número de mortes por covid no Brasil pode chegar em maio ao total de óbitos registrados em 2020

Do Estadão:
Se o Brasil mantiver a média diária de mortes por covid-19 das últimas semanas, chegará em 24 de maio a 195 mil óbitos – o mesmo número que registrou em 2020. Assim, o número de falecimentos pela doença dobrará em menos de cinco meses, em comparação com o ano anterior. A informação consta de nota técnica do Instituto de Estudos e Pesquisas em Saúde (IEPS) e mostra a velocidade com que a epidemia se alastra pelo País.
Segundo as pesquisadoras, há vários motivos para a lentidão no ritmo da vacinação. Entre eles, os principais são as baixas quantidades de insumos, a falha na coordenação federal do Plano Nacional de Imunização (PNI), a falta de apoio às medidas locais de distanciamento social e o surgimento de novas variantes do vírus. “Nosso objetivo não era discutir as causas, mas documentar essa aceleração”, explicou a pesquisadora do IEPS Beatriz Rache.
A nota sustenta que “configura-se um quadro de crise sanitária de extrema gravidade, levando ao colapso simultâneo do sistema de saúde em diferentes regiões do País”. As especialistas ponderam que, diante da falta de leitos e do esgotamento de recursos como oxigênio e remédios, um “lockdown imediato” se faz necessário.
(…)