Número de mortos sobe para 10 após fortes chuvas no RS

Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul já resultaram em 10 mortes, 21 pessoas desaparecidas e 11 feridas, de acordo com informações divulgadas pela Defesa Civil. O último boletim revela que 4,4 mil habitantes estão desalojados e desabrigados em todo o estado.
Enquanto algumas regiões do Sudeste e Centro-Oeste enfrentam uma onda de calor, no Sul do país, a preocupação é com o elevado volume de chuva. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta de perigo para tempestades, iniciado na segunda-feira (29), permanece em vigor pelo menos até o início da noite de quinta-feira (2).
A Defesa Civil gaúcha já havia emitido alertas na terça-feira, 30, sobre a possibilidade de chuvas ultrapassarem os 300 milímetros em algumas áreas em um período de 24 horas.
Todos os rios continuam sendo monitorados. “Nos próximos dias, a preocupação se estenderá aos municípios da região metropolitana de Porto Alegre, incluindo os rios Jacuí, Guaíba e Sinos, que também podem transbordar”, alertou o órgão estadual.
Vale destacar que o Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública nesta quarta-feira (1º) pelos “eventos climáticos de chuvas intensas”. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.