Apoie o DCM

Número de mortos sobe para 10 após fortes chuvas no RS

Alagamentos provocam destruição no Rio Grande do Sul — Foto: TV Globo/Reprodução

Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul já resultaram em 10 mortes, 21 pessoas desaparecidas e 11 feridas, de acordo com informações divulgadas pela Defesa Civil. O último boletim revela que 4,4 mil habitantes estão desalojados e desabrigados em todo o estado.

Enquanto algumas regiões do Sudeste e Centro-Oeste enfrentam uma onda de calor, no Sul do país, a preocupação é com o elevado volume de chuva. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta de perigo para tempestades, iniciado na segunda-feira (29), permanece em vigor pelo menos até o início da noite de quinta-feira (2).

A Defesa Civil gaúcha já havia emitido alertas na terça-feira, 30, sobre a possibilidade de chuvas ultrapassarem os 300 milímetros em algumas áreas em um período de 24 horas.

Todos os rios continuam sendo monitorados. “Nos próximos dias, a preocupação se estenderá aos municípios da região metropolitana de Porto Alegre, incluindo os rios Jacuí, Guaíba e Sinos, que também podem transbordar”, alertou o órgão estadual.

Vale destacar que o Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública nesta quarta-feira (1º) pelos “eventos climáticos de chuvas intensas”. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link