Número de padres tem queda no Brasil e no mundo

Nesta sexta (4), o Dia do Padre é celebrado, mas o número de sacerdotes no Brasil e no mundo tem diminuído nos últimos anos. Há um total de 407.872 padres católicos no mundo, segundo o Anuário Pontifício de 2023 e o Anuário Estatístico da Igreja 2021. A informação é do g1.
A quantidade de clérigos teve uma redução de 0,39% em relação ao ano anterior, de acordo com o anuário. Em 2020, eram 410.219 padres, sendo 30 mil deles no Brasil.
O frei Rogério Soares de Almeida Silveira, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, em Brasília, afirma que a Igreja Católica tem demonstrado preocupação com a redução nos números. “Nós temos muito menos seminaristas hoje do que tínhamos há 30 anos. Isso significa que, em pouco tempo, nós teremos muito menos padres do que temos hoje”, afirma.
Há 30 mil padres no país atualmente, segundo dados do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (CERIS) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A profissão é reconhecida no Ministério do Trabalho e integra a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
Para ser padre são necessários ao menos oito anos de estudo: é preciso entrar em um seminário depois de concluir o Ensino Médio ou cursar Filosofia ou Teologia e depois seguir estudos em um seminário.