Número de passageiros em voos cai ao patamar do início da década

O volume de passageiros atendidos por todas as empresas brasileiras de aviação comercial desabou desde 2014 para níveis do início desta década. Os dados de 2018 apontam para uma reação discreta, informa a Folha.
(…) O governo estima que a retomada será suficiente para levar à saturação dos maiores aeroportos do país, que já estão próximos de seus limites de operação, com potencial de trazer mais problemas ao setor.
A dificuldade do mercado ficou explícita no caso da Avianca —com a recuperação judicial anunciada na semana passada. O presidente Michel Temer liberou a participação estrangeira de 100% nas companhias brasileiras na tentativa de atrair recursos.
Para especialistas, a medida beneficia todo o setor, que é intensivo em capital.
“O mercado de aviação precisa de muito investimento”, diz o advogado Guilherme Amaral, sócio do escritório ASBZ e especialista em direito aeronáutico.
“Um dos grandes desafios do Brasil sempre foi este: é difícil conseguir dinheiro aqui, e essa é uma das razões para as quatro companhias nacionais já terem participações estrangeiras há tempos”, afirma. (…)