Apoie o DCM

“Nunca vista na Terra”: A rocha misteriosa encontrada no Triângulo das Bermudas

Ilha no Triângulo das Bermudas. Foto: reprodução

Um novo estudo geológico revelou uma estrutura única sob a Ilha de Bermuda, um dos vértices do famoso Triângulo das Bermudas. Pesquisadores descobriram uma camada adicional de rocha de 20 km de espessura entre a crosta e o manto terrestre, que funciona como uma plataforma e mantém a ilha elevada cerca de 500 metros acima do solo oceânico.

“Normalmente, depois da crosta oceânica, encontramos o manto terrestre”, explicou um dos autores, William Fraser, do Instituto Carnegie. “Mas na Ilha de Bermuda existe essa outra camada. Essa espessura nunca foi observada em nenhuma outra camada semelhante ao redor do mundo”. Os vulcões da ilha estão inativos há 31 milhões de anos, mas ela não afunda como outras ilhas vulcânicas.

Os cientistas acreditam que a camada se formou durante a última erupção vulcânica, quando rochas do manto penetraram na crosta. A geóloga Sara Mazza, que não participou do estudo, afirmou que a rocha é originária do manto e sua localização no coração do antigo supercontinente Pangea torna o local “único”. Agora, os pesquisadores planejam estudar outras ilhas para ver se a formação é exclusiva de Bermuda.