Apoie o DCM

O almoço reservado de Gilmar Mendes e Tarcísio em Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Fotos: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil e Nelson Almeida/AFP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), almoçou na quarta (29) com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, em sua casa, em Brasília. O encontro, que não constou nas agendas oficiais, teve como principal pauta a construção de um “hospital inteligente” no complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Segundo a coluna de Igor Gadelha no Metrópoles, a unidade foi idealizada pela médica e professora da USP  (Universidade de São Paulo) Ludhmila Hajjar, também presente ao encontro e deverá se chamar Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente (ITMI-Brasil).

O projeto prevê o uso de tecnologias avançadas em diagnóstico e tratamento, com atendimento pelo SUS. O governador estava acompanhado da procuradora-geral do Estado, Inês Coimbra, e do chefe do escritório de representação de São Paulo em Brasília, Vicente Santini.

Segundo interlocutores, ele afirmou a Gilmar Mendes que o governo paulista está disposto a bancar integralmente a construção do hospital, sem recorrer a verbas federais. Além do almoço com Gilmar Mendes, Tarcísio também se reuniu com os ministros Nunes Marques e Edson Fachin, presidente do STF, em encontros realizados na terça (28). As conversas, de acordo com aliados, fazem parte da estratégia do governador de ampliar o diálogo político em Brasília.