O convite de Valdemar para Fux após voto pró-Bolsonaro

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse nesta quinta (12) que o ministro Luiz Fux pode ser candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro após se aposentar do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, aliados já sugeriram essa possibilidade.
Valdemar afirmou que não chegou a fazer convite formal, mas relatou que recebeu ligações de amigos defendendo o nome de Fux. “Três amigos meus me ligaram ontem. ‘Olha, o Fux, se for candidato aqui, estoura’. Já tem gente me ligando do Rio de Janeiro para convidá-lo para ser candidato ao Senado do Rio”, declarou em entrevista à CNN Brasil.
O ministro completa 75 anos em 2028, quando será aposentado compulsoriamente do STF. Nomeado em 2011 pela então presidente Dilma Rousseff, Fux tem sido figura de destaque nos últimos julgamentos, especialmente após votar pela absolvição de Jair Bolsonaro no caso da trama golpista.
Na avaliação de Valdemar, o voto de Fux foi “um show” e “uma verdadeira aula de direito”. O dirigente do PL afirmou ainda que considera Bolsonaro injustiçado e disse acreditar que a ministra Cármen Lúcia ainda possa mudar de posição no julgamento.