O criminoso que pode estar por trás do roubo na biblioteca Mário de Andrade

A Polícia Civil aponta Laéssio Rodrigues de Oliveira, conhecido como o maior ladrão de obras de arte do país, como mandante do roubo na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. O crime ocorreu em 7 de dezembro de 2025, quando dois homens armados invadiram o espaço municipal e levaram oito gravuras de Henri Matisse e cinco de Candido Portinari.
As obras ainda não foram recuperadas e podem ter sido enviadas ao exterior, segundo a investigação. Laéssio está preso desde abril após uma ação da Polícia Federal no Rio de Janeiro, em outro caso. Um segundo suspeito de participar do roubo também está detido.
Nesta sexta-feira (22), a Polícia Civil deflagrou a Operação Marchand, com 11 mandados de busca e apreensão contra suspeitos e endereços ligados ao mercado de leilões e obras de arte. Uma mulher foi presa, e os agentes apreenderam quadros sem procedência e celulares.
