Apoie o DCM

O desmonte não pode parar: parlamentares com perfil reformista se articulam para preservar Guedes

Do Congresso em Foco

O ministro da Economia, Paulo Guedes, durante entrevista em Davos.
Foto: Reprodução

A crescente insatisfação do ministro da Economia, Paulo Guedes, com o andamento de sua pauta econômica e com o presidente Jair Bolsonaro acendeu o sinal amarelo no Congresso. Parlamentares com perfil reformista temem que o desgaste provocado pelas declarações do ministro e pelo seu desconforto com Bolsonaro implique a saída precoce de Guedes do governo e jogue por terra todas as tentativas de se ajustarem as contas públicas do país, desarrumando de vez a economia.

O entendimento de lideranças ouvidas pelo Congresso em Foco é de que é preciso blindar o ministro de ataques, inclusive do fogo amigo, e fortalecer sua articulação com o Parlamento, independentemente do governo. Na avaliação deles, o problema de Guedes não é com o Congresso, mas com o próprio presidente e o núcleo político do Planalto.

“A minha leitura é que hoje o principal sabotador do Paulo Guedes é o presidente Bolsonaro. O Congresso, a despeito de uma declaração infeliz ou outra, confia na pauta econômica dele”, disse o deputado Marcelo Ramos (PL-PR), ex-presidente da comissão especial da reforma da Previdência. “A única reforma que ele mandou [a da Previdência] nós aprovamos. As outras duas [tributária e administrativa] ele nem consegue mandar”, acrescentou o deputado. (…)