O erro que você comete com sua casa toda vez que viaja e como evitar

Ao sair de férias, a maior preocupação de segurança muitas vezes não são portas trancadas, mas sinais óbvios de que a casa está vazia. Cortinas permanentemente fechadas, luzes apagadas em horários habituais, panfletos se acumulando na porta e jardim descuidado são pistas claras para observadores externos. “A casa fala mais do que imaginamos”, alerta especialista em segurança residencial.
O erro é comum porque ocorre no caos pré-viagem, quando a atenção se volta para malas e reservas. A prevenção, no entanto, não exige alto custo. Usar temporizadores para acender luzes aleatoriamente, pedir a um vizinho para recolher correspondências e regar plantas visíveis são medidas eficazes. Evitar postagens em tempo real nas redes sociais sobre a viagem também é crucial.
A chave é observar a casa “como se não fosse nossa”, da perspectiva da rua. Pequenos gestos que quebrem a monotonia e simulem presença dissipam a sensação de abandono. Com planejamento simples, é possível reduzir riscos e garantir tranquilidade durante as férias.
